Cisne Negro




Direção: Darren Aronofsky
EUA, Black swan, 2010, 103 min.
Assistido em: 12/03/2011

   Cotação:




   Dirigido por Darren Aronofsky, “Cisne Negro” tem em sua trama obsessão, inveja e intrigas, enfim todos os sentimentos destrutivos que poderiam brotar ou se acentuar no ser humano em busca da perfeição. A bailarina Nina (Natalie Portman) se vê diante de todos esses sentimentos quando é escolhida como protagonista de “O Lago dos Cisnes”de Tchaikovsky , ao mesmo tempo em que a primeira bailarina da companhia se aposenta. 
   Ao ser desafiada pela complexidade de interpretar o cisne negro que essencialmente é sensual e maldoso já que o cisne branco é a representação frágil da sua personalidade, Nina se entrega ainda mais a busca pela perfeição resultando num surto psicológico em que a realidade em muitos momentos só existe na mente dela, tudo agravado pela relação sufocante que tem com sua mãe. Afinal, como se libertar no palco sem se libertar na vida?
   Além de tudo surge uma rival, Lily (Mila Kunis), totalmente oposta a fragilidade de Nina e livre como ela almeja ser, o que apimenta ainda mais o jogo de intrigas e as paranóias da bailarina.
   O filme de Aronofsky é excelente pelas cenas que acompanham energicamente os movimentos da bailarina transparecendo seu exaustivo esforço, pela forma como insere o espectador nos delírios da personagem e pela força dramática que envolve até o último minuto.
   O elenco está muito afinado e Natalie Portman, ganhadora do Oscar de melhor atriz faz uma interpretação brilhante. Um dos melhores filmes de 2010 e obrigatório para os amantes do cinema.







    







Nenhum comentário:

Postar um comentário