Comer Rezar Amar




Direção: Ryan Murphy
EUA, Eat Pray Love, 2010, 133 min.
Assistido em: 14/03/2011

 Cotação:



[Com spoilers!!!!]

   
   Com roteiro de Ryan Murphy e Jennifer Salt e inspirado no livro de Elizabeth Gilbert, "Comer rezar amar" em nenhum momento foge do que foi proposto em seu título. Em sua primeira parte é bem dinâmico mostrando cenas belíssimas de Roma e seus pratos típicos que Liz, personagem carismática  de Julia Roberts, degusta quase como um ritual de purificação pelo prazer. Os italianos mesmo caricatos são muito divertidos e o bom termina aí, pois nas partes posteriores quando a personagem desembarca na Índia para meditar (rezar), se torna enfadonho e lento. Na viagem para Bali, logicamente para encontrar um amor, o charmoso Felipe  vivido por Javier Bardem, a química entre os personagens não flui e o relacionamento é pouco convincente.
   Ao assistirmos o filme, sentimos vontade de viajar, esquecer todos os problemas e refletir sobre a vida, afinal a busca de um sentido para a existência é algo comum aos seres humanos, o que dá uma certa saciedade espiritual ao espectador, pois escutamos tudo o queremos ouvir, mas o resultado não é bom pois  a narrativa se transforma numa seleção de frases clichês que lembram os livros de auto-ajuda. 
   A atuação de Roberts convence em algumas cenas dramáticas, mas não transparece  o crescimento espiritual que justificaria esse passeio turístico senão pela simples covardia de não querer enfrentar a vida.
   Enfim, é um filme bom senão refletirmos sobre algumas questões e nos deixarmos envolver pela atmosfera de viagem, renovação espiritual e romance que nos é oferecida e vem ao encontro dos nossos desejos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário